• Há mais de 20 anos no mercado
  • 11 3052-3311
Generic selectors
Exact matches only
Buscar nos títulos
Buscar no conteúdo
Buscar nos posts
Buscar nas páginas
Vídeos
Finanças corporativas
Insights
Novidades
Destaques
destaques

26

fev

Insights

Tendências teve participação em três casos de fusão indicados ao GCR Awards 2019

Em 2018, a Tendências fez parte da equipe técnica que contribuiu para a aprovação, junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), de três relevantes casos de fusão e aquisição. Tal destaque foi reconhecido pela revista britânica Global Competition Review (GCR), que realiza, todos os anos, uma premiação dos melhores casos do antitruste mundial em termos de trabalho criativo, inovador e estratégico.

27

jun

Insights

MP da Liberdade Econômica reforça importância da análise técnica

Em 30 de abril de 2019, foi publicada a Medida Provisória nº 881, conhecida como “MP da Liberdade Econômica”. Ela adota princípios que se baseiam em maior racionalidade e fornecem mais segurança aos agentes. Suas diretrizes reforçam o protagonismo dos agentes privados na elaboração e interpretação de contratos, de forma que as análises técnicas econômicas ganham importância na avaliação de conceitos como matriz de risco e cálculos de atualização.

30

ago

Insights

A importância de estudos e análises sobre os mecanismos de reequilíbrio econômico-financeiro presentes no arcabouço regulatório brasileiro

Os novos instrumentos implementados como parâmetros para a verificação e o restabelecimento do EEF resultam de uma busca do poder público por mecanismos que diminuíssem a assimetria de informação entre as partes do contrato e o custo operacional de implementação do reequilíbrio. No entanto, alguns possuem fragilidades que podem tornar o processo tão custoso quanto o tradicional, bem como comprometer o restabelecimento do equilíbrio e, no limite, inviabilizar os contratos. Diante disso, são indispensáveis estudos e análises criteriosos que abordem as fragilidades e os limites de tais instrumentos.

30

out

Insights

Concorrência e poder de mercado na era dos algoritmos

O uso de algoritmos, inteligência artificial e big data se tornou um instrumento-chave para o sucesso do mercado em uma economia digitalizada. Porém, não é claro quais são as fronteiras entre o legal e o anticompetitivo, como os novos desafios gerados por essa nova era digital podem ser abordados dentro do arcabouço tradicional de defesa da concorrência ou se novos ferramentais legais, como uma regulação focada em algoritmos, deveriam ser discutidos.

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mercado econômico e financeiro.