• Há mais de 20 anos no mercado
  • 11 3052-3311
Generic selectors
Exact matches only
Buscar nos títulos
Buscar no conteúdo
Buscar nos posts
Buscar nas páginas
Vídeos
Insights
Finanças corporativas
Novidades
Destaques

Fabiana Tito e Elizabeth Farina assumem como Diretora de Economia e Conselheira do IBRAC


A partir de janeiro de 2020, a sócia da Tendências, Fabiana Tito, assume o cargo de Diretora de Economia do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional. Além disso, a sócia Diretora-Presidente da Tendências, Elizabeth Farina, passa a compor o Conselho Deliberativo do Instituto.


Por: Tendências Consultoria


A partir de janeiro de 2020, a economista e sócia da Tendências, Fabiana Tito, assume o cargo de Diretora de Economia do IBRAC (Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional). Além disso, a sócia Diretora-Presidente da Tendências, Elizabeth Farina, passa a compor o Conselho Deliberativo do Instituto.


O IBRAC foi criado em dezembro de 1992 com o objetivo de promover a realização de pesquisas, estudos e debates sobre temas relacionados a defesa da concorrência, comércio internacional e consumo.


A primeira reunião de Diretoria e Conselho Deliberativo deste ano aconteceu no dia 24 de janeiro. A gestão atual, que irá vigorar durante todo o biênio 2020-2021, conta com um total de 37 profissionais[1] entre funções de presidência, vice-presidência, diretorias e conselho. A nomeação de Fabiana e Elizabeth para fazer parte desse conjunto será uma contribuição valiosa para o Instituto.


Fabiana Tito integrou o Conselho Deliberativo de 2016 a 2019, e agora usa essa experiência para apoiar sua atuação na Diretoria de Economia. “Minha proposta é trazer para o debate as novidades e tendências relacionadas à regulação e à concorrência do ponto de vista econômico, em linha com o que acontece tanto no âmbito nacional quanto internacional”.


Fazem parte dos planos de Fabiana para este ano, por exemplo, um encontro sobre inovações disruptivas; uma discussão sobre a aplicação econômica em casos de perícias e contenciosos; uma jornada sobre regulação e concorrência; um curso modular de microeconomia; um debate sobre cálculos de penalidades para multas em casos de cartéis, entre outros que serão discutidos ao longo do ano.


Elizabeth Farina, por sua vez, foi Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) de 2004 a 2008, e hoje é consultora no âmbito da Tendências. Segundo ela, a atuação do IBRAC por meio de iniciativas como as propostas por Fabiana não apenas promove a divulgação e o contínuo aperfeiçoamento das normas que regem o funcionamento do livre mercado, como também desempenha um papel importante na formação e no aprimoramento de estudantes, acadêmicos e profissionais da área de defesa da concorrência.


“Além disso, o IBRAC atua como interlocutor junto a órgãos governamentais, ao legislativo e ao judiciário, no sentido de construir e aperfeiçoar o aparato institucional da concorrência no Brasil”, complementa Elizabeth, ao explicar sobre a relevância do Instituto.


[1] Para conhecer os demais integrantes da gestão atual do IBRAC, acesse o site: https://ibrac.org.br/.

voltar

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mercado econômico e financeiro.