• Há mais de 20 anos no mercado
  • 11 3052-3311
Generic selectors
Exact matches only
Buscar nos títulos
Buscar no conteúdo
Buscar nos posts
Buscar nas páginas
Vídeos
Finanças corporativas
Insights
Novidades
Destaques
soluções

Soluções

A Tendências é uma referência em soluções em economia e finanças corporativas. O nosso compromisso é ajudar os clientes a entender as questões econômicas e a navegar pelas especificidades dos mais variados setores, identificando riscos e oportunidades para negócios e investimentos. Conheça alguns tipos de trabalho que efetuamos e entre em contato para saber como podemos lhe ajudar.

No campo da Economia do Direito, a Tendências tem ampla experiência no apoio a grandes escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas em contenciosos e arbitragens nacionais e internacionais, produzindo análises e pareceres econômico-financeiros.

Disputas comerciais, administrativas e regulatórias no mundo corporativo, muitas vezes, envolvem questões econômicas e financeiras complexas. Sua solução requer objetividade, informação, experiência e uma visão científica rigorosa. Nossos pareceres econômicos auxiliam a defesa dos pontos de vista do cliente e aliam o rigor técnico a uma linguagem clara e didática.

A Tendências conta com equipe especializada, com ampla experiência em análises concorrenciais de M&A e condutas anticompetitivas (com destaque para casos de carteis) adquirida em anos de parceria junto aos principais escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas do País.

A atuação em diversos casos relevantes nos confere grande conhecimento técnico na avaliação de atos de concentração, incluindo elementos de análise de risco concorrencial e de avaliação econômico-financeira da operação, além de assistência econômica em diversos processos de condutas anticompetitivas, com destaque para avaliação de cálculo de danos em cartéis.

Somos a única consultoria econômica da América Latina listada no ranking GRC100 (Economics 21) da renomada Global Competition Review. – “Tendências Consultoria Integrada stands out as the rare elite competition economics group based entirely outside the US and Europe”.  (saiba mais)

A expertise da Tendências na área da Economia do Direito permite atuar em Perícias Econômicas, dando respaldo técnico e analítico, apoiando o entendimento de questões econômico-financeiras fundamentais para as negociações de conflitos na esfera judicial. Os trabalhos executados abrangem os mais variados tipos de perícia, como ações de reparação de danos, reequilíbrio econômico-financeiro de contratos, contenciosos administrativos, etc..

Os avanços tecnológicos e a modernização dos modelos de negócios das empresas demandam alterações na legislação que rege as práticas dos setores regulados. Para auxiliar na avaliação dos impactos decorrentes nos mercados, a Tendências possui toda expertise para elaborar Estudos e Pareceres Econômicos para subsidiar processos de revisão tarifária, pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro, assessoria a Consultas Públicas com agências reguladoras (Anatel, Aneel, Antaq, etc.) em processos administrativos ou na interlocução com os órgãos reguladores, para citar alguns tipos de trabalhos nessa área. Temos ampla experiência nos setores elétrico, de telecomunicações, comunicação social (mídia e publicidade), financeiro (bancos, seguradoras, cartões de pagamento), concessionárias de rodovias, aeroportos e saneamento, entre outros.

A Tendências desenvolve soluções de finanças corporativas que contribuam para agregar valor aos negócios. A operação integrada entre as áreas da Tendências possibilita unir à análise financeira a inteligência econômica, permitindo análises de operações de grande complexidade com rapidez e eficiência.

Temos vasta experiência e conhecimento no desenvolvimento de cenários estratégicos para empreendimentos, com elaboração de projeções econômico-financeiras (plano de negócios) e análise de sua capacidade financeira, estrutura ótima de capital (relação dívida/capital próprio) e viabilidade econômico-financeira.

A Tendências conta com uma equipe especializada para oferecer soluções de finanças corporativas para suportar decisões empresariais de investimentos, desinvestimentos ou reestruturação empresarial. Independência de análise, rigor técnico e capacidade de integrar análises econômicas à modelagem financeira são alguns dos diferenciais do nosso trabalho.

Elaboramos avaliações e estudos voltados para o planejamento financeiro estratégico dos negócios e de negociações de fusões e aquisições, bem como para suportar decisões das empresas e seus acionistas e para o uso em disputas societárias e outros tipos de contenciosos e, ainda, análises que suportam a elaboração de apresentações formais de empresas ou projetos de investimentos (business book) e laudos de avaliação para atender requisitos legais e regulatórios.

Nosso trabalho no desenvolvimento de simuladores de mercado possibilita responder a questões sobre o que irá acontecer em determinados segmentos da economia em termos de produção, preços e vendas em função de mudanças em variáveis econômicas a eles relacionadas, bem como estimar a reação dos consumidores e de concorrentes a variações no preço do produto ou na renda.

Os simuladores desenvolvidos de forma customizada possibilitam que a modelagem matemática e estatística de mercados seja programada para fácil uso, permitindo a modificação das hipóteses e a visualização dos resultados diretamente pelo cliente.

A interação entre premissas políticas e econômicas permite a construção de diferentes cenários para a economia brasileira. Para ajudar as empresas a se planejarem e a tomarem as melhores decisões, a Tendências oferece cenários econômicos, uma solução composta por projeções e análises para a trajetória das variáveis macroeconômicas, como crescimento, inflação, desemprego, taxa de câmbio, taxa de juros, crédito, entre outras, para um horizonte de 10 anos.

As estimativas são apresentadas em três diferentes cenários: básico, otimista e pessimista, podendo ser customizado a partir de premissas e necessidades do cliente.

Além disso, oferecemos cenários abertos por região geográfica, por estado e para os setores mais relevantes da economia, contemplando projeções para PIB e renda e para crédito e renda por classe de rendimento, que permitem uma compreensão melhor dos diferentes desempenhos e perspectivas das regiões.

Se você precisa saber de que forma os fatos recentes da política e da conjuntura impactam a economia, a Tendências oferece soluções de acompanhamento sistemático e projeção do cenário político, econômico e setorial de curto prazo e suas implicações para o crescimento do País e para o desempenho dos setores mais relevantes para a economia brasileira.

Nossa análise breve e clara dos campos político e econômico, domésticos e internacionais, e dos seus impactos para as principais variáveis macroeconômicas e setoriais – fundamentadas por modelos econométricos e técnicas de construção de cenários – permitem antecipar movimentos de mercado e tendências econômicas, o que é uma ferramenta valiosa na tomada de decisões corporativas.

A Tendências figura regularmente no ranking TOP-5 do Banco Central, que classifica as empresas pelo acerto nas projeções macroeconômicas.

A otimização de estratégias comerciais envolve a elaboração cuidadosa de cenários por parte da área de suprimentos e inteligência em compras das empresas. A Tendências elabora modelos personalizados de projeção para preços de insumos – incluindo commodities, bens industrializados e serviços – cujos preços são formados em mercado livre ou obedeçam a regras regulatórias pré-determinadas. Em todos os trabalhos, é feita uma avaliação técnica da viabilidade de se obter boas projeções para os insumos e produtos de interesse de cada cliente.

Há mais de 10 anos, o trabalho desenvolvido pela Tendências baliza decisões estratégicas de uma série de grandes grupos econômicos do País que precisam planejar suas operações distribuídas ao longo de todo o território nacional, bem como de companhias que operam em áreas geográficas restritas mas que necessitam entender em profundidade a dinâmica econômica da área de influência de sua área de operação, que pode diferir de modo significativo da média do País.

Nossas soluções para entender a dinâmica entre as regiões possibilitam entender e projetar esses diferentes comportamentos. Auxiliam as empresas que operam em diversas regiões do Brasil ou que tenham suas atividades concentradas em uma região ou setor específico nos seus processos de planejamento operacional ou estratégico.

Além de um amplo conjunto de projeções para as cinco regiões geográficas do Brasil, a Tendências elabora estimativas de atividade econômica para cada uma das 27 unidades da Federação.

Desde 2015, a Tendências é a responsável técnica pela apuração do Ranking de Competitividade dos Estados. Criado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o ranking é uma importante ferramenta para gerar diagnósticos e direcionamentos para a atuação dos governos estaduais do Brasil, com o intuito de promover boas práticas na administração pública. Trata-se de um estudo aprofundado sobre o grau de desenvolvimento e a evolução de diversos pilares de políticas públicas de cada estado.

Além disso, para ajudar na gestão de riscos derivados de exposição a entes públicos, a Tendências oferece o monitoramento da situação fiscal e financeira dos estados e municípios brasileiros, cujo objetivo é acompanhar e projetar a evolução da situação fiscal e financeira desses entes.

É fundamental para o planejamento das empresas e para a tomada de decisões corporativas a compreensão das dinâmicas política e econômica para os próximos anos.

Para atender a essa necessidade, a Tendências oferece palestras e apresentações com nossos analistas e sócios, que podem ser ministradas em eventos internos ou externos que a sua empresa esteja realizando.

As apresentações podem englobar variáveis macroeconômicas, setoriais e regionais, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Também realizamos workshops de treinamento in company.

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mercado econômico e financeiro.