E-mail:    Senha:     
 

   Languages 

 

O Impacto Econômico do Setor Audiovisual Brasileiro


A Motion Picture Association – América Latina (MPA-AL), em parceria com o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual, lançou a atualização do estudo “O Impacto Econômico do Setor Audiovisual Brasileiro”, elaborado pela Tendências.


Em agosto de 2014, a Motion Picture Association – América Latina (MPA-AL), em parceria com o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual, lançou o estudo “O Impacto Econômico do Setor Audiovisual Brasileiro”. Desenvolvido pela Tendências, o estudo tinha como objetivo reunir e analisar as informações existentes sobre o setor, de forma a contribuir para um debate mais informado sobre as perspectivas do setor no Brasil, bem como sobre políticas públicas que poderiam impactar seu desenvolvimento.

O setor do audiovisual figura entre os mais dinâmicos e inovadores da economia, inserindo-se no segmento denominado “economia criativa”. Tendo em vista os desenvolvimentos recentes do setor, especialmente a expansão dos serviços de vídeo on demand (VoD), foi elaborada uma nova versão do estudo, que inclui uma análise desse segmento. São apresentadas suas principais características, evolução recente e perspectivas de desenvolvimento no Brasil, onde uma nova regulação deve ser adotada em breve.

Além disso, a nova versão traz uma atualização das informações sobre a produção, distribuição e exibição de conteúdo audiovisual, bem como sobre os impactos do setor na economia  brasileira em termos de empregos gerados, salários, e outras variáveis relevantes. A revisão dos dados do setor foi motivada tanto pela necessidade de abordar sua evolução recente, quanto por mudanças de metodologia implementadas pelo IBGE na Matriz Insumo-Produto, ferramenta utilizada para a estimação dos efeitos diretos e indiretos do setor audiovisual.

 

Clique aqui para fazer o download do estudo.

 

 

Rua Estados Unidos, 498 - Jardins - São Paulo/SP - CEP 01427-000 - Telefone +55 (11) 3052-3311