• Há mais de 20 anos no mercado
  • 11 3052-3311
Generic selectors
Exact matches only
Buscar nos títulos
Buscar no conteúdo
Buscar nos posts
Buscar nas páginas
Vídeos
Finanças corporativas
Insights
Novidades
Destaques

Purchasing Power traz maior precisão para a estimação de potencial de consumo

28 de setembro de 2018

O Purchasing Power é um serviço inovador para auxílio na análise e no planejamento de vendas, marketing e expansão das empresas no Brasil, desenvolvido pela Neoway, empresa especializada em Big Data, lançou, em parceria com a Tendências.


Por Alexandre Soares e Rodolfo Oliveira

 

O ano de 2018 começou com perspectivas positivas para as vendas do varejo, em um contexto de recuperação gradual da economia. No entanto, com o passar dos meses, esse cenário foi prejudicado, entre outros fatores, pela greve dos caminhoneiros e pelo aumento das incertezas eleitorais, que afetaram a confiança dos consumidores.

 

Foi neste contexto que, em agosto, a Neoway, empresa especializada em Big Data, lançou, em parceria com a Tendências, o Purchasing Power, um serviço inovador para auxílio na análise e no planejamento de vendas, marketing e expansão das empresas no Brasil. O produto chega ao mercado como um novo aliado estratégico para explorar a modesta trajetória positiva das vendas que é prevista para os próximos meses. Utilizando a expertise econômica da Tendências e a vasta base de dados sempre atualizados da Neoway, ele apresenta um panorama detalhado do consumo das famílias brasileiras.

 

Para estimar trimestralmente o nível de consumo dos mais diversos tipos de produtos que compõem o conjunto regular de despesas das famílias (como alimentos, material de limpeza, higiene pessoal e vestuário), o Purchasing Power utiliza informações exclusivas, além de dados públicos sobre a economia. Mesmo gastos pouco recorrentes estão inclusos, como os ligados a reformas de imóveis, aquisição de eletrodomésticos e de veículos. O total da renda de cada município é distribuído de acordo com o padrão de consumo dos indivíduos, permitindo estimar a demanda potencial pelos itens analisados. São apresentadas estimativas do Potencial de Consumo Total de cada município brasileiro para 75 itens distintos, compreendendo centenas de produtos, distribuídos em cinco faixas de renda.

 

Uma aplicação do Purchasing Power é identificar oportunidades de investimento. Por exemplo, para um produto escolhido, ele permite saber as cidades com maior mercado, quais as faixas de renda em que ele é mais consumido e qual o volume desse consumo potencial. Também é possível fazer comparações entre diversos produtos para uma mesma cidade e avaliar qual o mercado consumidor com maior potencial, por faixa de renda, considerando-se conjuntos de municípios e itens. A interface gráfica da plataforma, com mapas que facilitam a visualização, também permite comparações geográficas.

 

Trata-se de uma ferramenta poderosa para determinar o foco dos investimentos em propaganda. O conhecimento do potencial de consumo por classe de renda permite calibrar o esforço de marketing nos canais de maior demanda e nas faixas de rendimentos de interesse. Com isso, é possível identificar regiões e faixas de renda até então pouco exploradas e que poderiam trazer grandes retornos.

 

Outra utilidade do Purchasing Power está na estimativa mais precisa de vendas e de mercado potencial, o que permite a definição de metas realistas e de planos de expansão baseados na própria experiência de vendas e no potencial de consumo. O tipo e a localização de novos investimentos podem ser definidos ao se comparar o mercado total de cada bem produzido pela empresa, o que permite um cenário mais claro para a tomada da melhor decisão de negócios.

 

Esta não é a primeira vez que a Neoway e a Tendências uniram suas expertises e know-how para criar um produto. Em 2014, as duas empresas desenvolveram um poderoso sistema de monitoramento e análise do mercado da construção, o Monitor da Construção Civil (MCC). Através dele, analistas e gestores de diversos setores e segmentos de mercado têm acesso a um amplo conjunto de índices inéditos, com abrangência tanto nacional como regional, sobre o setor da construção civil em todas as suas etapas de desenvolvimento.

 

Entre em contato com a nossa área comercial (11-3052-3311 ou vendas@tendencias.com.br) para conhecer essa solução.

 

 

 

 

 

 

voltar

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mercado econômico e financeiro.